quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Projeto Módulo IV

Projeto- Por Uma Cultura de Direitos Humanos

Autores:  Sonia Rodrigues José
                  Cleonice Farias Silva Aoki
                  Joana Claudina Ferro
Nome da escola – E. E. Profa. Olga Benatti

Local – Vila Bela

Série – 9º. Ano

Disciplinas envolvidas: Português, História e Geografia

Professores envolvidos: Cleonice Farias Silva Aoki

                                             Joana Claudina Ferro e

                                             Sonia Rodrigues José

Problemática a ser estudada: Perceber a importância de se participar ativamente das decisões

tomadas tanto na esfera de sua comunidade como na esfera mundial.

Justificativa:

Esta unidade escolar já desenvolve há quatro anos um trabalho com a Carta da Terra, declaração de princípios para a construção de uma sociedade que seja justa, sustentável e pacífica. Este documento é dividido em 4 grandes princípios: 1- Respeitar e cuidar da comunidade da vida, 2- Integridade ecológica, 3- Justiça social e econômica e 4- Democracia, não violência e paz, cabendo ao 9º. Ano o trabalho com este último. Este ano optamos trabalhar com o subitem ” Estimular e apoiar o entendimento mútuo, a solidariedade e a cooperação entre  todas as pessoas dentro e entre as nações”, pois além do conhecimento visamos incentivar a liderança.

Lembremos que a globalização trouxe o rápido avanço da informação, mas trouxe também a desvalorização das palavras que perderam a sua profundidade original. Esta comunicação congelada tornou-se incapaz de fazer brotar a criatividade do diálogo. Não podemos esquecer  que são as palavras e o diálogo, requisitos básicos para o processo de amadurecimento,  que nos tornam humanos, pois enriquecem  nossas mentes e nossos corações.

Além disso, Bergson afirma que  a fé irrefletida nas palavras também provocou degradação na linguagem atual,o que exige uma certa cautela no emprego de palavras conhecidas para lidar com o desconhecido. É necessário, portanto, conhecer o outro e novas formas de expressar o ser/estar no mundo, aliando a tecnologia ao humanismo, à tolerância e à coexistência.

Ao definir cidadão como a pessoa coexistente numa sociedade, é imprescindível a construção de uma cultura de direitos humanos, abrindo caminhos para encontros pessoais e intercâmbios capazes de promover o espírito de reconhecimento e o respeito à diversidade, comuns a todos os seres humanos.

Não esqueçamos, afinal, das palavras do filósofo e pacifista japonês Daisaku Ikeda ”os direitos humanos não começam a existir por tratados ou leis, mas pelas pessoas comuns a fim de corrigir as injustiças que vivenciam ou observam ao redor do planeta”.

Objetivos:

Estudar a origem, a função, principais órgãos e as oito metas do milênio da ONU e aspectos gerais dos países participantes da ONU: Origem e língua, cultura e religião, aspectos físicos e demográficos, forma de governo, economia, meios de comunicação (imprensa escrita e falada e internet) meios de transportes, segurança pública.

Tornar-se especialistas em pesquisa, ao investigar questões multilaterais de ponto de vista de um certo Estado;

Adquirir capacidades de negociação, ao representar diplomatas e embaixadores;

Desenvolver habilidades de retórica e oratória em público, ao articular a posição de seus países em relação a diferentes assuntos.

Engajar-se na construção de consenso, ao levar em consideração a opinião dos outros antes de chegar a uma decisão final;

Aprender a respeitar e tolerar as outras pessoas, ao interagir com estudantes que podem ser bastante diferentes de seus amigos, conhecidos e familiares.

Metodologia:

As atividades programadas visam ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, cujo enfoque é construir conceitos e fomentar habilidades. Aprender a colher informações, selecioná-las, processá-las construindo cultura e conhecimento para serem aplicados na vida.

Recursos:

Computador programa classmate 52, Mozilla Firefox, DVD “ Um outro modo de ver as coisas” e “Programa Global Classrooms”, Ilustrações, gráficos, tabelas, charge e tiras de jornais, apostilas do aluno das disciplinas de Português, História e Geografia

Registro do processo:

1ª. etapa – Estudo da Declaração  Universal dos Direitos Humanos e produção de charges e tiras de jornal;

2ª. etapa – Exibição do DVD Simulação da ONU “ Projeto Global Classrooms” e  “Um outro modo de ver as coisas”

3ª. etapa – Pesquisa realizada na internet, utilizando Class Mate 52 e análise crítica abordando os países membros da ONU;

4ª. etapa – Estudo sobre oratória, interpretação, negociação, debate e escrita de resolução;

5ª. etapa – Simulação do Global Class rooms – filmada pela câmera do laptop e fotografada  pelo próprio aplicativo – cada dupla representará um dos  países participantes da ONU

6ª. etapa – Produção de painéis para a Mostra Cultural: Um outro modo de ver as coisas:

a-      Maquete dos dez anos do 11 de setembro de 2001 – símbolo da intolerância:

As imagens de dois aviões atingindo as Torres Gêmeas do World Trade Center, localizadas no centro financeiro de Nova York, EUA, fez com que a perversidade da intolerância se espalhasse como partículas de pó por toda a parte. Agora é necessário redirecionar a história da humanidade por meio da tolerância e do diálogo. É preciso começar a agir

b-      Hábitos e costumes diferentes: Conhecer antes de julgar e Diferentes, sim! Inimigos, nunca!

É muito importante conhecer os costumes, os pensamentos, o comportamento em outras culturas. Só assim, é possível construir uma  sociedade de respeito, tolerância, feliz e pacífica. Podemos aprender muito com algumas diferenças culturais.

c-       11 propostas para o fim da intolerância : 1- Veja o outro diferente; 2- Negociação, o desafio fundamental; 3- A bondade humana; 4- Não à vingança; 5- Renovação total do ser; 6- Dignidade humana, não à violência; 7- Revolução humana; 8- Consciência do valor da vida; 9- Respeito ao outro; 10- Diálogo e 11- Extermínio das idéias destrutivas – não à pobreza, ao ódio e à desumanização.

Os direitos humanos são importantes não somente devido a sua bagagem histórica e devido a tudo que representam, são importantes também pelo fato do que passam aos mais jovens. Direitos humanos ensinam com os erros do passado o que não deve ser feito no futuro, e são uma lição de paz, tolerância e coexistência. Eles nos ensinam a ser tolerantes com as diferenças que existem entre os homens e nos mostram que a coexistência pacífica é a melhor solução para um mundo melhor. Isso só será possível se sairmos do isolamento. Se fizermos uma viagem despida de preconceito na direção do outro.

d-      Declamação do poema Estatuto do homem  de Thiago de Melo ou peça de teatro baseada no poema.

Avaliação:

Serão avaliadas as quatro etapas: pesquisa, simulação Global Classrooms, a confecção da maquete e dos painéis e a participação do teatro na Mostra Cultural.

Bibliografia:

Caderno do aluno volume 3 – Língua Portuguesa – SEE - 2011

Caderno do aluno volume 3 – História – SEE - 2011

Caderno do aluno volume 3 – Geografia SEE- 2011

IKEDA, Daisaku. Proposta de paz enviada a ONU em 2011 – “Por um mundo digno de todos: triunfo da vida criadora – Revista Terceira Civilização – Editora Brasil Seikyo - Maio 2011

CULTURA SOKA – Da intolerância para a coexistência e harmonia – Suplemento do Jornal Brasil Seikyo, Edição nº 2098 de 03/09/2011

Global Classrooms Learn, live, lead  - Apostila do educador – SEEESP – Programa Escola da Família – 2006 – Copyright

VESENTINI, José Willian – Geografia Geral e do Brasil –  Volume único – 1ª. edição – São Paulo: Ática, 2005

COTRIM, Gilberto – História Global Brasil e Geral – Volume único – 8ª. edição – São Paulo: Saraiva, 2005

DVD Modelo da ONU para Todos – UMA – USA – I Global Classrooms – São Paulo - 2006
Documentário Um outro modo de ver as coisas -

Nenhum comentário:

Postar um comentário